quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

triglicerídio alto

"Gostaria de saber o que eu posso comer pois tenho triglicerídio
alto e colesterol também. O médico disse o que eu NÃO posso comer, mas eu quero saber o que eu posso."

Esse distúrbio caracteriza-se pelo aumento das taxas sangüíneas de triglicérides, o que pode formar placas de gordura que se acumulam nas paredes das artérias, dificultando a circulação. Comumente está associado a um aumento das taxas de colesterol sangüíneo. Segue abaixo uma orientação dietética:



Alimentos proibidos:
- Açúcar, mel, doces, sorvetes, gelatinas;
- Pudim, compotas, frutas secas e cristalizadas;
- Roscas, tortas, balas, biscoitos, chocolates;
- Massas como: lasanha, caneloni, ravióli;
- Pizzas;
- Farinhas (mandioca, milho, trigo, aveia);
- Refrigerantes;
- Bebidas alcoólicas.

Alimentos restringidos:
- Bolachas de água e sal, de água e torradas;
- Batata, mandioca, beterraba, arroz, macarrão, milho verde;
- Feijão, ervilha, soja, lentilha, vagem.

Alimentos permitidos:
- Leite desnatado, café, chá, suco de frutas;
- Queijos;
- Carnes magras;
- Óleo vegetal em pouca quantidade;
- Frutas;
- Verduras e legumes
.

Substâncias que podem ajudar:

Óleo de Peixe - Ômega-3: O óleo de peixe ômega-3 tem se mostrado um grande aliado do coração. A ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária comprovou que "o consumo de ácidos graxos ômega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”. Existem determinados alimentos ricos em ômega-3.

Quitosana: A quitosana, que é um fibra derivada dos crustáceos, mostrou-se capaz de reduzir a absorção de colesterol, o que leva à diminuição dos níveis de colesterol no sangue. [26,27,28] Segundo a ANVISA, “A quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”. Contudo deve-se observar as seguintes recomendações: "Pessoas alérgicas a peixes e crustáceos devem evitar o consumo deste produto", e "O consumo deste produto deve ser acompanhado da ingestão de líquidos".

Proteína de Soja: Segundo recomendação da ANVISA, “O consumo diário de no mínimo 25 g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis".

Recomendações:
- Utilizar adoçante no lugar do açúcar
- Praticar exercícios físicos regularmente.
Faça exercícios físicos na maioria dos dias da semana (pelo menos 30 minutos). Exercícios ajudam a baixar os níveis de triglicerídeos e colesterol.
Saúde e Paz!
Dra Sonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário