sexta-feira, 27 de novembro de 2009

PSICOLOGIA E POLÍTICA: UM DEBATE TRANSDISCIPLINAR

I Colóquio da Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio

PSICOLOGIA E POLÍTICA:
UM DEBATE TRANSDISCIPLINAR



    Política da psicologia: como pensar a multiplicação de correntes, disciplinas e escolas teóricas? As várias psicanálises, as terapias cognitivo-comportamentais, as terapias corporais, as terapias familiares, as gestalt-terapias, dentre outras, o diálogo com a filosofia, com o direito, com a empresa, com as artes... Como fugir ao duplo impasse: disputa hierarquizada entre diversas escolas - cada uma fechando-se sobre si mesma - ou relativismo radical, onde as diferenças e limitações reais são anuladas?

    Psicologia da política: não apenas a política dos partidos e governantes, mas também a construção de nossos cotidianos e hábitos, a ética das singularidades ou a moral dos padrões e maiorias. Os investimentos desejantes são sociais, políticos ou micro-políticos. Mas, sob que condições?

    Certamente, é na ausência de consenso entre as diversas correntes teóricas, dentro e fora da psicologia, e na multiplicação das sintomatologias, diagnósticos e terapêuticas para o mundo atual, que pode haver debate, criação e desejo.

Evento gratuito!

Vagas limitadas

inscrições pelo email:

coloquiopsicologiaepolitica@yahoo.com.br

Data: 04/12/2009
Horário: 08:30h às
19:00h.
Local: Sala 201L

(Depto. de Psicologia da PUC-Rio)

Discentes Pós-Graduação

Psicologia PUC-Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário