terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Meu carnaval não-fazer

Meu carnaval não-fazer, não vi desfile algum, não participei de bloco algum, não fotografei nada, mas pude estar no Rio de Janeiro (do outro lado da poça como dizem por aqui) para ver as pessoas fantasiadas. Eu mesma coloquei adereços meio sobreos e meio carnavalescos para ir ao cinema, e também transitar entre os foliões me divertindo nas passagens entre territórios.

Muitos outros não-fazeres rechearam meu carnaval. Depois de muitos anos sem nenhuma afinidade declarada com a culinária, neste carnaval me tornei mestre em saladas. Fiz saladas de frutas e de verduras, cozinhei as pampas e fiquei me perguntando. Da onde veio esta moça tão prendada? Não sei, só sei que me diverti sendo assim neste carnaval.

De dia refugiada na sombra e de noite transitando no Rio de Janeiro, passei pela Marquês de Sapucaí lotadíssima e lindíssima, vi ônibus cheios de foliões que iam desfilar e minha imaginação infantil delirou...

Fiquei feliz de poder regar o jardim diariamente, pois o sol esturricou a grama. Me alegrou cuidar das minhas crianças felinas, ler jornal e livros, escrever e reescrever idéias... Felicidade calma e reflexiva... Não sei se estes personagens que me visitaram neste carnaval de 2010 se farão presentes durante o ano, então curti cada presença em mim dos meus outros-eus.

Não sendo a super-heroína de estar em todos os lugares me fez super heroína no seu inverso. Curtir ao máximo as possibilidades dos territórios em que pude transitar com calma e satisfação. Saber que não se tem tudo, até porque tudo não cabe e não teria graça, pois seria uma mistureba não alquímica que mata, desingulariza e objetifica. O tudo é mera aparência e não tem sabor. O inverso desta mistureba são as saladas que fiz, estas são mistura escolhidas pelos sabores, pelas cores que juntas se valorizam e valorizam nosso paladar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário