sexta-feira, 18 de março de 2011

Substituir gelatina de origem animal por Agar Agar

A gelatina (muito usada em sobremesas) é feita de ossos, peles e tendões de animais e deve a sua consistência ao colágeno arrancado da pele e dos ossos. Aliás, quase toda comida elástica contém colágeno.
No entanto existem algumas substâncias alternativas: a alga agar-agar e uma substância feita de raiz de kuzu (planta oriental, usada de forma semelhante à araruta). Algumas substâncias que também são veganas e que vêm também substituindo a gelatina são a goma guar e a carragena.

Usa-se também gelatina em fotografia. Embora já exista tecnologia para substituir o filme fotográfico (por exemplo câmaras digitais), o seu preço ainda é proibitivo e a oferta um pouco reduzida. Espera-se que, com o crescimento do veganismo, esta situação se altere.


Gelatina halal é vegetariana?
Halal só significa que o animal foi morto de acordo com a lei islâmica. Assim, é provável que a gelatina seja halal mas NÃO vegetariana.

O que é gelatina casher?
Algumas gelatinas casher são feitas de alga agar-agar, mas a maioria não é. Pode fazer-se gelatina casher com ossos de peixe ou pele de boi ou porco. Ao contrário do que se pensa, também se considera casher usá-la com lacticínios.
A lei casher é muito complexa e os ossos e o couro usados na fabricação de gelatina são considerados pareve. O significado geral de pareve é alimento que não é leite nem carne, e alguns por vezes supõem que isso queira dizer que o produto é vegetariano. No entanto, ingredientes considerados pareve podem conter produtos animais, como peixe, ovos e gelatina.
O artigo "Kosher Gelatin Marshmallows: Glatt Kosher and `OU-Pareve`" ("Marshmallow de gelatina casher: Glatt Kosher e `OU-Pareve`"), publicado na revista Kashrus, explica as diferenças. Um excerto do texto diz: "...como a gelatina é produzida com peles e ossos - e não com carne de verdade - e sofre tantas grandes mudanças, não é mais considerada `fleishig` (carne), e sim `pareve`, e pode ser comida com lacticínios."

Como preparar gelatina vegetal?
Uma forma simples de preparar em casa gelatina vegana é colocar 2 chávenas de água a ferver. Mistura 2 colheres de sopa de agar-agar e ferver em lume brando até que fique bem dissolvida.
Para adoçar basta acrescentar mel, ou outro adoçante natural, e o sabor da fruta que desejares (polpa ou sumo de fruta). Depois deixas solidificar e obténs uma excelente gelatina.
Vende-se agar-agar em lojas de produtos naturais em fios semelhantes a macarrão, em pó ou em barras compridas. A sua cor geralmente é esbranquiçada.




Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=132

Nenhum comentário:

Postar um comentário